Cena Lúdica

Cena Lúdica

Resp: 
HLPhonnyx - Cultura e Entretenimento
CPF/CNPJ: 
32.092.344/0001-64
Cidade / UF: 
Belo horizonte/MG

Cena Lúdica é uma proposta de Contação de histórias e brincadeiras tradicionais para crianças, adolescentes e famílias cujas condições de vida não lhes permitem ter acesso fácil a experiências artísticas e atividades culturais.

A contação de histórias é um meio de transmitir saberes, experiências e memórias em diferentes culturas do mundo. Diz sobre o mundo que as cerca, a origem das coisas e a beleza contida na história de cada uma delas. Acreditamos que a arte é feita pra ser experimentada, vivenciada e saboreada igual sorvete, açaí, banho de mangueira e de piscina!

Queremos chegar em escolas, centros culturais, praças e espaços comunitários que atendem crianças e adolescentes cujas famílias não têm condições de levá-las a espaços culturais e eventos artísticos, por causa de suas condições financeiras, de sua localização geográfica ou por causa da rotina de vida de seus pais ou responsáveis.

As histórias que levamos a estes espaços estimulam crianças e adultos a usarem a imaginação e a brincarem com suas memórias, suas emoções e seu corpo, de um jeito saudável, divertido e seguro!

Buscamos oferecer experiências divertidas e encantadoras por meio da contação de histórias, da música e das brincadeiras de roda, que são parte de nosso repertório cultural brasileiro, que serão compartilhados com crianças e adolescentes de um modo interativo e lúdico, porque nesta contação de histórias as crianças são convidadas a participar da história, representando personagens e suas ações, enquanto ela é contada.

De acordo com Lydia Hortélio:

“o acalanto, os brincos, as brincadeiras dos pequenos e os espaços de proposição, garantem a elas qualidade e fruição da imaginação e do repertório do lúdico.”

Realizado pelo artista/palhaço, arte-educador e arteterapeuta Zildo Flores e pela artista, pedagoga, brincante e dançarina Rosângela Ribeiro realizam ações artísticas e lúdicas usando seus conhecimentos e experiência profissional nas artes de Contação de histórias, Palhaçaria, Danças e folguedos populares, Música e Brincadeiras tradicionais da Cultura Popular.

Com o objetivo de “promover experiências artísticas que sensibilizem e provoquem impacto social para desenvolver e transformar o ser humano”, as histórias da nossa cartela são trabalhadas para criar vínculos duradouros entre o imagético do ouvinte e a realidade construída a partir da endoculturação e da absorção ética dos saberes tradicionais contidos na narrativa.

A proposta é composta de duas formas: Online ou Presencial. Conta com dinâmicas que garantem a sua realização sem nenhum desmérito de processo.

Ainda conta com um produto presencial: um mini-poster para colorir contendo a história narrada na atividade que, através de um simples processo de dobradura, se transfomra em um livreto simples de bolso, que a criança pode levá-lo aonde quiser.

Cena Lúdica: um mundo novo através da contação de histórias.

Galeria de Fotos: 
Zildo Flores como palhaço se apresentando, seguido de texto
Rosângela Ribeiro como palhaça se apresentando, seguido de texto
Rosângela Ribeiro e Zildo Flores atuando com uma carta em mãos e um baú
Arquivos anexados: 
Estrela laranja central, Cena Lúdica em cores alternadas verde e branca,
Área Cultural

Circo
Público Alvo

Crianças e Adolescentes
Área de Atuação

Cultura e Arte
Região / UF

Minas Gerais